quarta-feira, 15 de abril de 2009

BIBLIOGRAFIA

DREHER, Martin N. caracterização de um período. In: Coleção História da Igreja: a crise e a renovação da igreja no período da reforma. São Leopoldo/RS: Sinodal,1999; Cap. I p. 7-13. v. 3

sexta-feira, 3 de abril de 2009

APRESENTAÇÃO INICIAL

Este blog é resultado de um trabalho acadêmico de uma equipe de alunos do IV semestre de Teologia da Faculdade Batista Brasileira na disciplina de História do Cristianismo II, tendo como orientador e prefessor Jorge Nery.
Visando um maior conhecimento e aprofundamento deste, estaremos abordando a vida de um dos grandes teólogos da história e especialmente da história cristã, Thomas Müntzer.
Sua vida, seu contexto social da época,suas idéias, suas realizações e suas contribuições para a reforma e para a teologia.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

SOBRE THOMAS MÜNTZER

Quem foi Thomas Müntzer?

Thomas Müntzer nasceu em 1490, em Solberg na região de Harz, Alemanha. Sua familia pertencia a burguesia e detinha um bom poder aquisitivo e portanto, bem sucedida na cidade onde moravam. Pouco se sabe sobre os estudos de Müntzer. Em Leipzig(1506) iniciou seus estudos, porém não se sabe exatamente se concluiu e em que ano. Estudou também em Frankfurt an der Order(1512). Igualmente, não se tem muita informação sobre suas atividades após deixar os estudos em Leipzig. Após sair de Leipzig ele assumiu a função de ajudador no ministério eclesiástico. Por volta de 1513 e 1514 foi chamado para ser sacerdote. Em 1516 concluiu seus estudos em Frankfurt an der Oder e neste mesmo ano assumiu as funções de propósito no convento feminino de Frose/Anhant, onde em 1517 e 1518 passou a ter contato e participar da discussão que crescia naquele momento sobre o professor da Universidade de Winttenberg: Martim Lutéro.Entre esses anos e até 1520 exerceu várias atividades sem permanecer fixo por muito tempo em nenhumas delas, trocando diversas vezes o local de trabalho. Depois de algum tempo, em que passou a absorver e discutir assuntos em torno de Martim Lutéro, Müntzer abraçou a causa e tornou-se adepto das ideologias luteranas, isso por volta de 1517 e 1520. A partir daí passou a ser diretamente ligado a Lutéro, sendo indicado para pregar em diversas igrejas na cidade de Zwickau, ganhando fama e se tornando um pregador do evangelho.